UMA JOÃO PESSOA, DUAS CIDADES A tênue linha que separa a história da ruína Documentário / 20min30s Lançado em 24 de maio de 2006.
Gênero: Expositivo. Declarações de: Sônia Gonzales, Fernanda Melo, Cleide Barros, Eronaldo Maia, Guy Joseph, Daniel Félix, José Octávio.
Direção: Joana Darc Silva e Eduardo P. Moreira. Prod. Executiva: Joana Darc Silva. Produção: Joana Darc Silva. Dir. de Fotografia: Joana Darc Silva e Eduardo P. Moreira. Dir. de Arte: . Roteiro: Julliana Veloso.
Seleção Oficial Copa da Cultura Brasil + Deutschland/M. Antrop. de Hamburgo, Alemanha
Seleção Oficial I Jampa Video Festival/SESC-PB
• ORBE TV
"Uma João Pessoa, Duas Cidades" (Documentário/20min.)
• SINOPSE
"Uma João Pessoa, Duas Cidades" é um documentário que retrata a capital paraibana e suas duas faces. Em uma delas vemos a sua história em ruínas, com casarões antigos que, embora tombados pelo patrimônio histórico, estão à mercê do tempo. Na outra vemos o litoral, região em pleno crescimento.
Propositalmente, este documentário não busca a denúncia, mas apenas o entendimento sobre os porquês de tanto abandono de um lado e tanto investimento de outro, procurando encontrar soluções sólidas e viáveis a fim de preservar este precioso patrimônio pessoense que conta a história de acontecimentos importantes que precisam ter a sua memória resgatada e mantida.
• SOBRE
Documentário produzido por Joana D'arc e realizado pela ORBE Produções Audiovisuais.
Este vídeo trás declarações de vários profissionais (fotógrafo, arquiteto, historiador, empresários, entre outros) em busca de uma luz para o problema do abandono do Centro Histórico Pessoense. O filme contrapõe a evolução da região litorânea e as ruínas da João Pessoa que nasceu à beira do rio Sanhauá, evidenciando a dicotomia que busca retratar.