Mulher de Branco
Vista sempre na Fortaleza de Santa Catarina, acredita-se que a Mulher de Branco de Cabedelo é a alma de uma jovem que foi presa por volta do século XVII. Em uma das versões, diz-se que sua família e amigos foram massacrados em sua cerimônia de casamento por índios, mas ela foi poupada graças a sua bel (Mais...)
Flor do Mato
Um dos nomes do Caipora-fêmea no folclore da Paraíba. Tem os mesmos atributos de guiar a caça e gostar de fumo. Só favorece ao pobre caçador, quando por sua vez se vê beneficiada em alguma coisa. Não o sendo, fica sumítica, irada, e se vinga escondendo a caça, afugentando-a para longe, gostando de brincar, debicando ou fazendo com que o homem se canse e nada consiga.
Depois assobia, vaiando. Chega até a dar boas e gostosas (Mais...)
Lobisomem
Reza a lenda que se a oitava criança de uma mulher com 7 filhas for homem, essa criança se transformará em um Lobisomem.
Sempre magro, pálido, de orelhas compridas e aspecto de doente, a maldição lhe abaterá em seu 13º ano de vida. Na primeira sexta-feira em noite de Lua cheia, após seu aniversário, ele sai pelas ruas até uma encruzilhada onde, no silêncio da escuridão, ocorre a sua primeira transforma&c (Mais...)
Pesadelo
Pesadelo é um ser espectral com aspecto de sombra que se alimenta do terror noturno dos vivos. Tendo como únicas partes reconhecíveis a cabeça e os braços, esta vil criatura flutua sobre as camas de suas vítimas com seu corpo que mais parece uma mortalha negra em farrapos a fim de absorver os fluidos energ& (Mais...)
Demônio de São Bentinho
Os locais contam que em São Bentinho, município paraibano localizado na região geográfica imediata de Pombal, havia um homem perverso, que não ligava pra nada e que, após ter sido amaldiçoado, se transformou em uma criatura de pelo negro, olhos vermelhos, garras e dentes grandes, com a aparência de um cachorro grande. Desde então, ele é acometido por tal metamorfose durante as noites de lua cheia e ficou conhecido como o Dem&oc (Mais...)